Professor Jederson Garbin Tenório Lança Segundo Livro e Apresenta História da Escola Manoel Soares Campos

Novo livro do educador aprofunda pesquisas sobre a primeira escola de Cláudia e traz um olhar sobre a sua trajetória

O Professor Jederson Garbin Tenório, conhecido pelo seu trabalho reflexivo no campo da Educação Física, vai lançar seu mais novo livro, que promete não só enriquecer as discussões pedagógicas, mas também resgatar e valorizar a história de uma importante instituição educacional: a Escola Estadual Manoel Soares Campos, localizada em Cláudia, no Mato Grosso.

A cerimônia de lançamento será realizada na Câmara Municipal de Cláudia, no próximo dia 21 de novembro, às 19h. O evento acontecerá concomitantemente com o lançamento da obra infantil, “Diário de uma menina de óculos” escrita por Cecília Hatje, Kimberly Golin e Helena Grigoleto Tenório (filha de Jederson). Essa produção é fruto de uma iniciativa de alunas do 5º ano da Escola Arco Íris e pode ser considerada uma obra pioneira de alunas desse colégio.


O que vem por ai?

Após o seu primeiro livro, lançado em 2021 como autor único, que trouxe uma análise crítica sobre o Ciclo de Formação Humana e as implicações desse modelo no ensino da Educação Física, Tenório agora propõe um registro que atravessa a história da escola e seu impacto na comunidade escolar.

Intitulado de “A cidade era a Escola, a Escola era a cidade: a Escola Manoel Soares Campos” o novo trabalho mistura pesquisa acadêmica e narrativas históricas, buscando não apenas entender os desafios do ensino físico, mas também o desenvolvimento da própria instituição dentro do município.


O Ciclo de Formação Humana e os Desafios da Educação Física

No primeiro livro, “Ciclo de Formação Humana: Novos Olhares para a Educação Física Escolar”, o professor Tenório abordou de maneira profunda a transição da Educação Física nas escolas, buscando formas mais dinâmicas e eficazes de ensino. A obra valorizava métodos tradicionais de ensino e avaliação e destacava as dificuldades da implementação de um modelo pedagógico mais humanizado, focado na autonomia dos alunos, devido a necessidade do educando precisar de regras claras para serem alcançadas.

Esse trabalho gera reflexões e críticas à implementação do Ciclo de Formação Humana, especialmente no contexto da aprovação automática, e instigou uma discussão sobre os rumos da escola.
No entanto, no segundo livro, que já no título traz uma reflexão de cidadania “A cidade era a Escola, a Escola era a cidade: a Escola Manoel Soares Campos”, Tenório amplia seus horizontes, não apenas como educador, mas também como pesquisador da história local e de uma escola que tem sua trajetória construída paralelamente à história da cidade.

A cidade era a Escola, a Escola era a cidade: a Escola Manoel Soares Campos

Neste novo trabalho, o professor Tenório traz um recorte da trajetória histórica desta unidade escolar, principalmente na sua primeira década de fundação. A escola, que ao longo dos anos se consolidou como um centro de educação fundamental para a comunidade de Cláudia, é apresentada sob diversas perspectivas: as mudanças políticas e sociais da região, as transformações nas práticas pedagógicas e as evoluções no ensino.
O livro resgata importantes marcos da escola, incluindo sua fundação, os primeiros desafios enfrentados pelos educadores, o papel da escola no contexto local e o envolvimento de alunos e professores em projetos educacionais e sociais.

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